Thayná Rosa - Semanal 2022
"Gostaria de agradecer a todos os professores e alunos do semanal 2022. É imensurável o que estou sentindo! O CEC foi essencial nesse resultado! Eu terminei o ensino médio em 2017 e desde então nunca mais tinha pego em um caderno, nunca mais sentei e falei que ia estudar, NUNCA achei que fosse capaz de chegar aqui, afinal sou aluna de escola pública e todos sabemos o quão pra trás estamos. 2023 tem tudo pra ser o melhor ano da minha vida, mas isso só está sendo possível porque lá em 2022 eu acreditei em mim, porque eu me olhei no espelho e decidi que era a hora de correr atrás dos meus objetivos. Não foi fácil, trabalhar e estudar não é fácil, ir dormir as 2h da madrugada e acordar as 7h não é fácil, quantas vezes dormi em cima do caderno, quantas vezes pensei que não seria possível. Essa semana recebi a noticia que tanto esperei, sou a mais nova aluna de pedagogia da UNICAMP. Obrigada professores, vocês fazem parte disso tudo! Continuem inspirando outros alunos como fizeram comigo, vocês são luz!"
Thayssa Camargo - Semanal 2022
"Quando entrei no CEC estava sem esperanças de alcançar meus objetivos acadêmicos devido à baixa visão causada pelo ceratocone, mas lá encontrei professores e colegas que me motivaram a não desistir e correr atrás. O CEC é uma experiência rica tanto como vivência pessoal quanto em relação aos conteúdos de vestibulares. Quem vem de escola pública sabe o quanto é desafiador estudar, e hoje, posso agradecer à todo apoio do CEC por conseguir o que eu tanto sonhava. Espero um dia poder retribuir à sociedade tudo que o ensino popular me proporcionou!"
Mateus Kilcher - Semanal 2022
"Em todo meu percurso no CEC, sem duvidas nenhuma o que mais me chamou a atenção e me fez chegar onde estou, foi a quantidade de gente dispostas a me ajudar, o CEC é muito mais que um cursinho para aprendizado escolar, é um cursinho que nos faz aprender sobre humanidade e empatia, e sem duvidas isso tudo me ajudou muito nas minhas conquistas, sou imensamente grato a todos os professores e colegas de turma ❤"
Ana Flávia - Sábado 2022
"Obrigada a todos os professores por dedicarem esforço e tempo de suas vidas para cada aula, por sempre estarem ali, sempre apoiarem e sempre se dedicarem a nós. Obrigada por todos os sábados cansativos, engraçados, tensos e motivadores, obrigada por cada palavra de apoio e força, obrigada por todo o conteúdo e desenho feito a mão na lousa, obrigada por toda a paciência e dedicação.
Aos meus colegas CECanos, com toda a certeza a convivência com vocês tornou meus sábados muitos mais leves. Compartilhamos vivências, experiências, conhecimento e muitas, muitas risadas.
O ano foi intenso, com muitas batalhas dentro e fora do CEC, ir ate o fim foi cansativo, porém incrível e com uma recompensa mágica no final, eu passei na faculdade, a faculdade que escolhi enquanto estava com vocês. O CEC não forma apenas universitários, o CEC forma cidadãos cada vez mais conscientes e independentes. Então muito obrigada a todos, que no fim, nos tornamos a família cec."
Alinne Santos - Sábado 2022
"Desde a pandemia, eu tive problemas em estudar sozinha, fui para o Google e naquela semana minha barra de pesquisa se resumiu em: "cursinhos pré-vestibular em Sorocaba" e desanimei. Quase tudo que aparecia era pago. Isso começou a me deixar um pouco frustrada. Depois de uma luta árdua, o CEC apareceu pra mim em uma pesquisa "ufscar oferece curso pré-vestibular gratuito". Nisso, meu coração se encheu de alegria. Fiz o processo seletivo, e passei.
Logo na primeira aula, já senti uma energia muito boa daquela sala, daqueles professores. Cada sábado que passava, eu tinha mais vontade de estar ali, naquele ambiente. Fizemos muitas coisas juntos, que vai de ir a protestos contra os cortes nas universidades, até palestras na UFSCar. Passar um dia de lazer, até mesmo assistir a apuração dos votos da eleição.
Não aprendemos só matérias para as provas, como também aprendemos uns com os outros.
Hoje eu tenho muito orgulho de dizer que, graças a Deus e ao CEC, esse ano, estarei cursando o que eu queria desde o ano passado. Eu agradeço imensamente a todos os envolvidos"
Lais Ferraz - Sábado 2022
"O que o CEC fez na minha vida foi imensurável, desde o dia da inscrição me senti abraçada e acolhida por todos os professores e coordenadores. Eu tinha muito receio em fazer um novo vestibular, acreditava que por ter terminado a escola as 2015, já estava tarde para estudar e mudar de profissão e o CEC me fez mudar esse pensamento. Tive um problema de saúde no meio do ano e mesmo sem conseguir me locomover, os professores, de longe me passavam os conteúdo, faziam vídeos das aulas, me davam todo o apoio que precisei. Hoje estudo algo que sempre sonhei, que nunca imaginei que iria conseguir, com uma bolsa de 100% e tudo graças a todos os professores, que dedicam o tempo de suas vidas, para ensinar, para ajudar, para compreender, para nos acolher. Obrigada a todos, do fundo do meu coração, vocês transforaram a minha vida, vocês acreditaram em mim, quando eu não acreditei."
Liliane de Oliveira Santana - 2014
"Fiz parte do cec em 2014, o cursinho surgiu na minha vida em um momento perfeito: Quando queria muito entrar pra faculdade, e sabia que o que aprendi no ensino público não seria o suficiente, além de não ter condições financeiras para pagar qualquer outro cursinho.E sei que infelizmente é a realidade de muitos. Eu sempre tive o sonho de me graduar, porém não sabia onde, nem como faria isso, e é aí que o Cec entra. Graças à essa experiência pude desenvolver, e muito, meu senso crítico e político, aprendi muito além de simples conteúdos de vestibular. Pude ver que meu sonho era possível, o que infelizmente em anos na escola eu não vi, onde ninguém NUNCA me disse que eu era capaz, que eu chegaria em algum lugar, que eu tinha "futuro". Venho de família pobre, de pais semi-analfabetos, e avós analfabetos, e não estou praticando "coitadismo". Só quero que você aí que está lendo isso agora e tem um sonho, acredite nele mesmo que ninguém acredite com você, não desista. O cursinho me ensinou que sou capaz, então você também é! Todos somos! Graças ao cec hoje sou aluna da Ufscar Sorocaba e faço um dos melhores cursos de administração do Brasil! Obrigada CEC"
Isadora Touchet - Química - 2022
Entrei no CEC como professora em 2020. Eu fui aluna de cursinho popular e sempre quis devolver isso pra sociedade, e, além disso, estava decidida a criar experiências na área da docência. Nos meus 2 anos e meio como professora do CEC, pude aprender muito sobre ensinar, e não falo sobre metodologia. Aprendi a enxergar meus alunos como sujeitos ativos na aprendizagem, a estabelecer com eles uma relação de parceria pra que eles pudessem construir junto comigo o conhecimento. E aprendi que conhecimento teórico não é o centro da sala de aula, que dentro dela a dinâmica de ensino-aprendizagem de verdade precisa ser focada na formação de cidadãos. O CEC me proporcionou espaço seguro pra aprender, evoluir e eu sou muito orgulhosa desse cursinho tão incrível.
Jefferson Fekete - História - 2024
Participei do CEC como professor de história aos finais de semana no ano de 2024. Além do curso garantir a minha primeira experiência de professor depois de retornar para Sorocaba (me formei em GO), ele me abriu portas no mundo profissional. Essas oportunidades provavelmente não teriam surgido sem que eu tivesse essa importante experiência que foi o Cursinho Educação e Cidadania.
A proposta social do cursinho é de fornecer para jovens de baixa renda, dos quais não teriam a oportunidade de pagar um cursinho preparatório, a possibilidade de disputar vagas através dos vestibulares. Em suma, o cursinho tenta tornar mais democrática uma corrida injusta, agindo como uma ferramenta para jovens menos favorecidos que sonham em se graduar.
Sou muito grato a todas as pessoas que coordenam o cursinho por me permitir fazer parte dessa experiência incrível.
Felipe Bonadia - Matemática - 2024
Entrar no CEC foi uma experiência única, uma jornada de crescimento e colaboração.
Cada aula trouxe um ambiente de união. Como professor, ensinei e aprendi muitas coisas, pois o CEC, além de um cursinho, é um ambiente de esforço coletivo e troca de conhecimentos. Nesse espaço, vi o progresso de cada um dos alunos, lembrando-me do poder transformador do aprendizado em equipe, e tive muita satisfação de trilhar essa jornada lado a lado com outros professores e alunos.
Ana Secches - Português - 2024
Queria agradecer pela oportunidade de me sentir agente transformador na educação e pela nossa trajetória juntos nesses dois anos, foi muito importante para mim, como ser humano, e espero que possa ter contribuído! Agradeço todo apoio da equipe do CEC, todos os professores, tenho total admiração e carinho por todo esforço de vocês. Que a gente se encontre na vida e pelos corredores da UFSCar.
Ana Carolina - Biologia - 2024
Foi no CEC que passei a me enxergar na posição de educadora pela primeira vez, atuando desde 2023 como tal e desenvolvendo, na prática, tudo aquilo que, nas aulas da graduação, não passava de teoria! A virada de chave veio quando comecei a ser chamada de "professora" pelos educandos, os quais eu só tenho a agradecer por me permitirem fazer parte deste processo de formação ao lado delas/es!
Um processo de formação e de ensino e aprendizagem permanente, onde não existe isso de "idade certa" para começar e que, para além do vestibular/ENEM e das questões de acesso e permanência no ensino superior, nos permite desenvolver autonomia de pensamento, nos enxergar uns aos outros com humanidade e também pensar novas realidades para o que vivemos cotidianamente. Este é um espaço de muitas potencialidades e, também como coordenadora, tenho orgulho do caminho que temos trilhado juntos/as.
Sou grandiosamente grata à minha primeira turminha pela paciência que tiveram comigo e ao CEC por me permitir aprender a ser educadora, com liberdade e autonomia para criar, mas também para errar e, no encontro com o outro, em um movimento de alteridade, aprender e construir novos conhecimentos, afinal de contas, todos nós temos algo a ensinar e a aprender. É nóis! ✊🏾